Pular para o conteúdo principal

Escolhendo o Estabilizador

Estabilizador
Como escolher seu estabilizador
Como calcular a potência de um Estabilizador precisa ter para proteger equipamentos de informática?
Para que haja uma folga de potência para futuras expansões qual deve ser a potência do Estabilizador comprado?
Ruídos de linha
Instalação
Estabilizador, como escolher ?


Como escolher seu estabilizador

Na hora da compra, para sua segurança, constate o selo de conformidade do Inmetro no produto e embalagem, conforme NBR 14373:200.
Em caso de dúvidas, consulte o site do Inmetro www.inmetro.gov.br/prodcert/produtos/busca.asp, em seguida selecione ESTABILIZADORES em Classe de Produtos. Atente para as informações declaradas na embalagem. A seguir, algumas orientações para a escolha correta:
 - APLICAÇÃO: Aparelhos como informática, eletrodomésticos, áudio & vídeo, entre outros, por terem características técnicas distintas, requerem estabilizadores de tipos diferentes. Confirme na embalagem a aplicação destinada ao Estabilizador.
 - POTÊNCIA: Na embalagem é informada a potência que o Estabilizador suporta. Confirme se esta atende à necessidade. Para isso, faça a soma das potências dos equipamentos a serem ligados ao Estabilizador. Lembre-se, a potência do Estabilizador deve ser superior ao valor dessa somatória.
 - TENSÃO (Voltagem) DE ENTRADA/SAÍDA: Verifique se a tensão (entrada/saída) do Estabilizador é compatível à tensão da rede elétrica local e do aparelho a ser ligado. Os Estabilizadores são fabricados em várias opções de tensão de entrada e saída.
fonte: Abinee

a) Quando a potência estiver em VA (Volt-Ampère) ou não estiver indicada:

Conferir atrás de cada equipamento o valor da tensão seguido de V ou Volts e da corrente elétrica seguido A ou Ampères. Então, multiplique os valores de tensão e corrente para conseguir o valor da potência em VA (Volt-Ampère).
Faça o mesmo para cada um dos aparelhos a serem, ligados ao Estabilizador e some as potências para conseguir o total em VA.
Ao comprar um Estabilizador lembre-se sempre de escolher um cuja potência seja no mínimo 30% maior que a soma das potências dos aparelhos que serão conectados nele.

b) Quando a potência estiver em Watts:

Multiplique o valor do consumo ou potência em Watts por 1,52 (quando o fator de potência for 0,64, então 1/0, 64 = 1,52) para obter o resultado em Volt-Ampère. Faça o mesmo para cada um dos aparelhos a serem ligados ao Estabilizador e some as potências para conseguir o total em VA.
Quando o fator de potência do equipamento for, por exemplo, de 0,9, o valor de consumo ou potência deverá ser multiplicado por 1/0.9 = 1,1) para se obter o resultado em Volt-Ampère.
Ao comprar um Estabilizador lembre-se sempre de escolher um cuja potência seja no mínimo 30% maior que a soma das potências dos aparelhos que serão conectados nele.

Para que haja uma folga de potência para futuras expansões qual deve ser a potência do Estabilizador comprado?

Recomenda-se adquirir um Estabilizador de modo a utilizar inicialmente apenas 60% de sua potência, de modo a que com esta folga você não necessite trocar de Estabilizador ao expandir seu sistema.

Ruídos de linha

Problemas com ocorrência de interferências eletromagnéticas (EMI) e de rádio frequência (RFI) causados pela conexão de motores, ar-condicionados, fontes chaveadas, etc., que poluem a rede elétrica.
Redes de alta impedância geralmente apresentam o problema. Provoca desligamento ou mau funcionamento de equipamentos eletrônicos, travamento de teclados, perda de dados, queima de disco rígido, além da redução do desempenho dos equipamentos com motores elétricos.
Conforme a intensidade, geram chuviscamento na tela de monitores e TVs.
Solução: usar Estabilizador que já tem este dispositivo embutido.


Instalação

- Caso o seu estabilizador não seja bivolt (115/220), certifique-se antes de coloca-lo na tomada da voltagem do local e a do aparelho.
- Não utilize o estabilizador em um local onde a temperatura ambiente ou a umidade estejam fora dos limites .
- Utilize o estabilizador em um ambiente sem poeira em excesso, vibração mecânica, gases inflamáveis e explosivos ou atmosferas corrosivas.
- Não bloqueie as saídas de ventilação laterais ou em cima do aparelho. Deixe um espaço livre para a ventilação de no mínimo 2,5 cm (1 pol.)
- Respeite sempre as determinações do fabricante.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

25 Fotos Clássicas de Crianças para te inspirar.

Image Source: The Library of Congress Image Source: The Library of Congress Image Source: Power House Museum Collection Image Source: The Library of Congress Image Source: George Eastman House Image Source: Nationaal Archief Image Source: George Eastman House Image Source: State Library of NSW Collection Image Source: George Eastman House Image Source: Powerhouse Museum Collection Image Source: Nationaal Archief Image Source: State Library of NSW Collection Image Source: Powerhouse Museum Collection Image Collection: National Media Museum Image Source: Musée McCord Museum Image Source: State Library of NSW Collection Image Source: Library of Congress Image Source: George Eastman House Image Source: Oregan State University Archives Image Source: Nationaal Archief Image Source: Powerhouse Museum Collection Image Source: National Library of Wales Image Source: State Library and Archives of Florida Image Source: The National Library of Wales Image Source: The L...

Dicas de Fotografia - Fotos em Shows

A Guest Post by Guy Prives .  A fotografia em shows é   um dos campos   mais desafiadores   no mundo da fotografia , ao contrário de fotos   programadas , neste   tipo de fotografia   não temos controle   de   praticamente qualquer parâmetro   na imagem.   Nós não podemos   dirigir o   objeto   a ser fotografado ,   não temos controle sobre a   iluminação, que   está em constante mudança , e   não temos   acesso a qualquer   ângulo. Assim   não podemos esquecer   que existem   pessoas que nos rodeiam que pagaram   um bom dinheiro   para desfrutar   do show e   eles não se importam   se estão em   nosso frame . Muitas vezes   também estamos   limitados a   um certo tempo ou   quantidade de músicas   em que  nos é permitido   tirar fotos.   Parece   missão impossível?   Apesar de   ...

Uma singela homenagem ao Mestre Alencar 7 cordas

O mestre de toda uma geração nos deixou... Mas seus ensinamentos ficam fortes e constantes na mente de cada um que um dia pode estar na presença desde cearense de Ipu. Humilde, conhecedor profundo de sua arte, o grande mestre Alencar 7 cordas formou os principais músicos de Brasília. Seus ensinamentos não se resumiam a notas e acordes, eram lições de vidas, sempre regadas a muitas histórias, contos e anedotas. A maestria fazia parte da alma desse ipuense arretado. Sempre de bem com a vida ele encantava e comovia a todos escutassem sua virtuose. O lendário violonista Alencar 7 cordas morreu na noite desta quarta- feira (15) em Brasília. O músico de 60 anos, que foi um dos fundadores do Clube do Choro,    sofreu um infarto fulminante após participação no show do pianista Antônio Carlos Bigonha    na Casa. Alencar foi peça fundamental na    formação    de grandes instrumentistas da cidade, e sua árvore harmonica estará sempre presente na alma de ...