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MANUAL PARA INSCRIÇÃO online EM EDITAIS da Secretaroa de Cultura do GDF

Se você está pensando em se inscrever para algum dos editais da Secretaria de CUltura do GDF observe o passo a passo abaixo:



Siga cuidadosamente todas as orientações deste Manual
durante o processo de inscrição online
>> 1º Passo: Acessar o SalicWeb
Para inscrever a sua iniciativa cultural nos editais do Ministério da Cultura
acesse o Sistema SalicWeb no endereço abaixo:
http://sistemas.cultura.gov.br/propostaweb/
Essa é a página inicial do Sistema. Clique na imagem central da página.



>> 2º Passo: Cadastrar Usuário no Salic Web

 Para inscrever sua iniciativa cultural, você terá primeiro que se cadastrar
como usuário do sistema SalicWeb. Para fazer isso, você deve clicar em “Não
sou cadastrado”. Se você já é cadastrado no SalicWeb faça seu login
normalmente.

Na tela abaixo você deve preencher todos os campos:
1 CPF
2 Nome Completo
3 Data de Nascimento
4 E-mail:
5 Confirmação de E-mail: Aqui você deve repetir o e-mail informado no campo
acima.
DICA: Todos os campos que têm asterisco ( *
 ) são de preenchimento
obrigatório, ou seja, não é possível avançar sem preenchê-los.

 Após informar todos os dados, você deverá clicar no botão INCLUIR.


Em seguida o sistema apresentará a tela abaixo.
Será enviada automaticamente uma senha para o e-mail que você
cadastrou. Fique atento, em alguns casos a mensagem pode ir diretamente
para o Lixo Eletrônico do seu email.
Clique então em Ok.

A senha enviada para o seu email deverá ser trocada na primeira vez
que você acessar o sistema.
 Na tela exibida abaixo, siga as instruções:
• No campo E-mail (login), digite o email que você cadastrou.
• No campo Senha digite a senha temporária que foi enviada para o seu
email.
• No campo Código, digite o código que aparece abaixo desse campo,
observando inclusive as letras maiúsculas e minúsculas.

Ao acessar o sistema com a senha temporária (enviada ao seu email),
você receberá a mensagem exibida na tela abaixo, e deve clicar em Ok.

Na tela abaixo, você deve copiar e colar novamente a senha temporária
no campo Senha atual*. No campo Nova senha e no Campo Confirmação da
Nova Senha*, digite uma senha de sua escolha que será a sua senha
definitiva para acessar o sistema SalicWeb.

Assim que a senha for alterada, você terá acesso permanente ao Salic
Web.
Atenção: Se você ficar sem usar o sistema por mais de 24 minutos, terá que
efetuar login novamente. 6
>> Conhecendo o ambiente do Salic Web
1 Página Inicial: permite retornar à página
inicial.
2 Proposta Cultural: permite inserir e
editar propostas culturais*
* No Edital, as propostas culturais são
chamadas de Iniciativas
Culturais.
3 Projeto Cultural: permite visualizar as
propostas que já se
 transformaram em projeto cultural.
4 Usuário: permite alterar a sua senha e
atualizar o cadastro.
5 Sair: para sair do ambiente de usuário
que você está conectado
 no momento.
6 Abrir Página de Ajuda permite
acessar os tópicos da “Ajuda”. 7
>> 3º Passo: Cadastrar Proponente (candidato) no SalicWeb
Agora é importante saber a diferença entre USUÁRIO e PROPONENTE.
Nos passos anteriores, você se cadastrou como USUÁRIO do Sistema
SalicWeb. Isso quer dizer que você tem acesso ao sistema e pode cadastrar
propostas em diversos editais do Ministério da Cultura e ainda ajudar outras
pessoas a cadastrarem suas propostas.
O que aparece no sistema SalicWeb como “PROPONENTE”
corresponde ao que aparece no Edital como “CANDIDATO”, ou seja, é a
pessoa ou a instituição responsável pela iniciativa cultural que concorrerá à
premiação.
Um mesmo USUÁRIO, além de poder cadastrar diversas iniciativas,
poderá também cadastrar iniciativas de diferentes PROPONENTES. Vejamos
um exemplo:
Exemplo: O Sr. Roberto se cadastrou como usuário do SalicWeb para
inscrever o seu grupo de dança no Edital Prêmio Cultura Hip Hop. A mãe do Sr.
Roberto, Dona Almira, responsável por um Coral formado por pessoas idosas,
deseja se inscrever no Edital Prêmio Inclusão Cultural da Pessoa Idosa 2010.
Nesse caso, o Sr. Roberto, que já é USUÁRIO do SalicWeb, poderá ajudar o
Grupo de Dona Almira, cadastrando no sistema, as informações repassadas
pelo Grupo. No cadastro, o Sr. Roberto indicará que Dona Almira é a
PROPONENTE responsável pela proposta cultural do Coral.
Como fazer o cadastro de Proponentes:
Para cadastrar-se como proponente, você deve clicar em Proposta
Cultural, e depois clicar em Edital.
 Em seguida você deve clicar no botão NOVO, conforme a tela abaixo.8
Apresentar Proposta Cultural
Agora você vai incluir os dados do PROPONENTE/CANDIDATO, iniciando pelo CPF/CNPJ.
>> Declaração de Responsabilidade
Após ler atentamente a Declaração de Responsabilidade, marque a opção DE ACORDO.
 Em seguida, clique em CONFIRMAR.9
 Na tela abaixo, preencha todos os campos.
CNPJ/CPF:
Este campo é preenchido automaticamente pelo sistema.
Nome:
Preencher o nome completo do PROPONENTE seja ele uma pessoa física,
representante de grupo informal ou uma instituição.
CEP:
Preencher o CEP completo para recebimento de correspondência.
UF, Cidade, Logradouro e Bairro:
Estes campos serão preenchidos automaticamente pelo sistema, se o CEP for
preenchido corretamente.
Tipo de Endereço, Tipo de Logradouro, Número e Complemento:
Alguns desses campos serão preenchidos automaticamente. Caso isso não aconteça,
você deve preenchê-los com o maior número possível de informações.
 Quando concluído o preenchimento de todos os campos, clique em
INCLUIR 10
Assim que concluir a etapa anterior, você será redirecionado para a tela
abaixo. Clique em NOVO.
Na tela da Declaração de Responsabilidade, marque novamente a opção
DE ACORDO.
Na tela seguinte informe novamente o número de CPF ou CNPJ. O
sistema reconhecerá o PROPONENTE cadastrado e mostrará a Lista de Editais
disponíveis.
 11
>> 4º Passo: Cadastrar a Proposta
Chegou a hora de fazer a inscrição da proposta (iniciativa cultural). Você
deve começar escolhendo o Edital de seu interesse. Para isso, clique no
Número do Edital que deseja participar.
DICA: Clicando na imagem da Lupa (à esquerda do Número de cada Edital), você
poderá conferir o Objeto do Edital, ou seja, uma descrição detalhada dos objetivos,
público-alvo e outras informações sobre o concurso.
>> Dados Iniciais da Proposta
 Na tela abaixo você deverá preencher todos os campos.
Nome da proposta:
Neste campo você deve informar o nome da sua proposta, ou seja, o nome da iniciativa
cultural que concorrerá no Edital. Por exemplo: “Coral da 3ª Idade de Dona Almira”, ou
“Grupo de Dança 4 x 4”.
Explique a proposta de forma clara, objetiva e sucinta
Neste campo você deve escrever um texto resumido sobre a sua iniciativa cultural.
 Quando você concluir o preenchimento dos campos, clique em INCLUIR.
Obs.: Não utilizar o botão enter (parágrafo) em nenhum desses campos. 12
>> Dados Complementares da Proposta
 Nessa nova etapa você deve incluir dados mais específicos sobre sua
proposta, listados na área azul à esquerda da tela. Comentaremos cada um
deles a seguir.
1 – Minhas Propostas
Nesse item você poderá visualizar a lista de todas propostas cadastradas.
2 - Proposta Atual
Nesse item você poderá visualizar a tela dos dados iniciais da proposta. Neste
momento você ainda pode fazer alteração nas informações, mas não se
esqueça de clicar no botão SALVAR.
3 - Dados do Proponente
3.1 - Pessoa Física ou representante de Grupo Informal
 Nesse item haverá quatro opções:

 13
3.1.1 – Dados Pessoais: Aqui você deve preencher os campos com os dados
referentes ao PROPONENTE. Quando finalizar, clique em INCLUIR.
3.1.2 – Endereço: Aqui você deve apenas conferir os dados cadastrados
durante o 3º Passo.
3.1.3 – Telefone: Aqui você deve incluir números telefônicos (telefone fixo,
celular, telefone para recados etc.) caso o Ministério precise entrar em contato
com o PROPONENTE.
 Para inserir os números telefônicos, primeiro clique em NOVO,
destacado em vermelho:

 Na tela seguinte, preencha todos os campos e quando finalizar, clique
em
SALVAR.
Se você quiser alterar alguma informação que foi salva anteriormente,
clique no “lápis” no início da linha (destacado na tela abaixo), corrija a
informação, e clique em SALVAR. Se precisar excluir alguma informação, basta
clicar em EXCLUIR. 14
3.1.4 – E-mail: Aqui deve ser cadastrado o e-mail utilizado com mais
freqüência, pois manteremos contato com o PROPONENTE por meio desse
endereço eletrônico.
 Para fazer o cadastro do e-mail, clique em NOVO.
 Na tela abaixo, indique se o e-mail é Particular ou Institucional. Em
seguida informe o e-mail e marque SIM na pergunta “Para correspondência”.
Por último, marque se esse e-mail pode ou não ser divulgado, o que significa
receber ou não as mensagens sobre as ações do Ministério da Cultura.
 Assim que concluir todo o preenchimento, clique em SALVAR.
 Se você precisar corrigir o e-mail cadastrado, basta clicar no “lápis” no
início da linha, e quando finalizar clique em SALVAR. Se você quiser excluir o
e-mail cadastrado, é só clicar em EXCLUIR. Para finalizar a proposta você
precisa, obrigatoriamente, de pelo menos um e-mail cadastrado.

 Para cadastrar um novo e-mail repita todo o processo, clicando em
NOVO.

3.2 - Pessoa Jurídica
 Nesse item haverá cinco opções:

 15
3.2.2 – Endereço: Aqui você deve apenas conferir os dados cadastrados
durante o 3º Passo.
3.2.3 – Telefone: Aqui você deve incluir números telefônicos (telefone fixo,
celular, telefone para recados etc.) caso o Ministério precise entrar em contato
com o PROPONENTE.
 Para inserir os números telefônicos, primeiro clique em NOVO,
destacado em vermelho:

 Na tela seguinte, preencha todos os campos e quando finalizar, clique
em
SALVAR.
Se você quiser alterar alguma informação que foi salva anteriormente,
clique no “lápis” no início da linha (destacado na tela abaixo), corrija a
informação, e clique em SALVAR. Se precisar excluir alguma informação, basta
clicar em EXCLUIR.
3.2.4 – E-mail: Aqui deve ser cadastrado o e-mail utilizado com mais
freqüência, pois manteremos contato com o PROPONENTE por meio desse
endereço eletrônico.
 Para fazer o cadastro do e-mail, clique em NOVO.16
 Na tela abaixo, indique se o e-mail é Particular ou Institucional. Em
seguida informe o e-mail e marque SIM na pergunta “Para correspondência”.
Por último, marque se esse e-mail pode ou não ser divulgado, o que significa
receber ou não as mensagens sobre as ações do Ministério da Cultura.
 Assim que concluir todo o preenchimento, clique em SALVAR.
 Se você precisar corrigir o e-mail cadastrado, basta clicar no “lápis” no
início da linha, e quando finalizar clique em SALVAR. Se você quiser excluir o
e-mail cadastrado, é só clicar em EXCLUIR. Para finalizar a proposta você
precisa, obrigatoriamente, de pelo menos um e-mail cadastrado.
 Para cadastrar um novo e-mail repita todo o processo, clicando em
NOVO.

3.2.4 – Dirigente: Aqui você deve incluir os dados do Dirigente Máximo da
Instituição, aquele que irá assinar todos os documentos necessários durante a
candidatura. Para iniciar, clique em NOVO.
 Na tela abaixo, escreva o número do CPF e o nome completo do
Dirigente Máximo.
 Assim que concluir o preenchimento, clique em SALVAR. 17
3.2.5 – Natureza: Aqui você deve responder somente o item “Direito*”.
4 - Local de Realização
Nesse item você deve incluir o local ou locais onde a iniciativa cultural é
ou foi realizada.
Na tela abaixo clique em NOVO.
Na tela abaixo selecione País, UF e Cidade
 Assim que você terminar de cadastrar o Local de Realização, clique em
INCLUIR. 18
 Se você quiser excluir alguma informação, basta clicar em EXCLUIR. Se
for necessário fazer alguma alteração, basta escolher o local correto e clicar em
SALVAR.
Atenção: Devem ser cadastrados todos os locais onde a iniciativa é realizada.
Para incluir outro Local de Realização, basta repetir o processo.
 Quando acabar de inserir as informações do Local de Realização, clique
em SAIR para visualizar a sua lista de locais.
Na tela de visualização da lista, se você precisar fazer alguma alteração,
clique no “lápis”, localizado à esquerda do local escolhido. 19
5 – Responder o Questionário:
Nesse momento você deve responder às perguntas do Roteiro de
Inscrição do Edital.
Após o preenchimento do questionário você deve salvar as informações
clicando no botão SALVAR QUESTIONÁRIO, localizado no final da tela.
DICA: Você poderá salvar as respostas a qualquer momento, mesmo que ainda
não tenha finalizado o questionário.
6 – Enviar Arquivo:

 Nesse item você deve incluir os documentos exigidos no edital:
• Carta de Apoio
• Materiais Diversos – cópia simples de materiais que ajudem os
avaliadores a conhecerem melhor suas ações, tais como: cartazes,
folders, sítios de internet, fotos, vídeos, música, entre outros.
 Clique no botão Procurar, para que você possa localizar o arquivo em
seu computador.
Atenção:
1) A Declaração exigida pelo Edital já foi enviada no momento inicial de
cadastramento da proposta, quando você concordou com os termos ali
dispostos.
2) Você poderá enviar arquivos salvos como PDF, JPEG, JPG, GIF, WAV,
MP3, WMA, WMV, AVI, MPEG, MPG, FLV, BMP, PNG.
 Quando terminar todo o processo clique em “Enviar”. Em seguida
aparecerá uma lista com os dados do arquivo que você inseriu.
 Se for necessário excluir basta clicar em “Excluir”. 20
7 - Enviar Proposta ao MinC:
Você deve clicar neste botão somente quando concluir todas as fases de
preenchimento e inclusão de documentos. Sua proposta será enviada para
análise dos técnicos do Ministério da Cultura.
8 – Documentos Pendentes
Nesse item você poderá verificar se os técnicos do Ministério da Cultura
identificaram alguma pendência ao analisar a sua proposta.
9 – Acompanhe Sua Proposta
Nesse item você poderá visualizar o andamento da sua proposta dentro
do Ministério da Cultura.
10 – MSG Enviadas pelo MinC
Nesse item ficarão guardadas as mensagens enviadas pelo Ministério da
Cultura ao PROPONENTE. Essas mesmas mensagens também serão enviadas
para o email do PROPONENTE.
BOM TRABALHO !

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